Backup – por que é necessário?

Backup – por que é necessário?

Independentemente da sua área de trabalho, se você utiliza ferramentas eletrônicas para o compartilhamento de informações provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre o chamado backup.

 

Com o avanço da tecnologia, praticamente todos os dias, compartilhamos diversas informações que são quase que instantaneamente armazenadas em nossos computadores e dispositivos móveis.

 

Entretanto, a grande maioria dessas informações podem se perder facilmente, uma vez que acidentes podem ocorrer e alguns dados só se encontram disponíveis por um tempo determinado.

 

Com isso, a Controle Já preparou este conteúdo completo para explicar as vantagens de se realizar o backup de informações e de que maneira isso pode impactar diretamente no andamento da sua empresa.

 

 

 

O que é o backup?

 

A palavra backup pode ser definida como o procedimento onde pastas e arquivos inteiros, sejam eles físicos ou virtuais, são copiados para sistemas que armazenam e preservam esses dados.

 

Dessa maneira, caso ocorra qualquer situação que impeça o acesso, esses dados estarão salvos e disponíveis sem que haja prejuízo das informações que ali constam.

 

Esta cópia de segurança pode ser feita dentro do próprio dispositivo ou ainda para outros locais, garantindo assim maior confiabilidade do armazenamento de dados.

 

 

 

Como o backup pode ajudar a poupar a memória de seus dispositivos?

 

Uma vantagem importante que pode ser obtida através do backup é a preservação da capacidade de memória de armazenamento das quais os dispositivos usados dispõem.

 

Arquivos como fotos, documentos e outros, embora importantes podem ocupar um grande espaço, prejudicando assim a funcionalidade desses aparelhos, principalmente quando essas ferramentas são usadas exclusivamente para o trabalho.

 

Dessa forma, mover essas informações para locais seguros permite além de tudo uma melhor utilização de celulares e computadores, deixando espaço suficiente para a execução de softwares e aplicativos necessários para a rotina do empreendimento.

 

 

 

Tenha uma empresa de confiança à frente do backup

 

Como o uso da tecnologia em nosso dia a dia se tornou cada vez mais comum, o mercado tratou de desenvolver diversas opções para realização de backup que pudessem atender desde pessoas físicas até grandes empresas.

 

Embora seja muito comum realizar o armazenamento de informações em outros computadores ou HDs, com o passar do tempo alguns softwares foram desenvolvidos exclusivamente para atender empresas de forma inteligente e eficiente.

 

Além disso, mesmo que as opções citadas acima possam parecer suficientes, há ainda algumas soluções online, como: 

 

 

Inclusive, essa três opções são uma das mais conhecidas e seguras do mercado de armazenamento em nuvem, com versões gratuitas e pagas à disposição do usuário.

 

 

 

Faz sentido ter um backup dos meus arquivos?

 

Em qualquer caso o uso do backup é útil, entretanto quando se trata das informações de uma empresa a sua realização é tida como essencial.

 

Quando falamos de um negócio, diversos dados como senhas, informações sobre clientes, contratos e orçamentos são extremamente valiosas e podem determinar o sucesso e a gestão da sua empresa.

 

Além disso, alguns eventos não previsíveis como panes e falhas no sistema podem fazer com que documentos inteiros sejam perdidos antes de serem salvos manualmente.

 

Portanto, salientamos aqui que além realizar o backup é muito importante que o mesmo seja feito regularmente e de preferência de maneira automática. Dessa forma, todo e qualquer documento pode ser copiado e salvo imediatamente mantendo o sistema de armazenamento sempre atualizado. 

 

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!