Como manter a qualidade de vida no trabalho?

Como manter a qualidade de vida no trabalho?

Conciliar a qualidade de vida no trabalho, com a vida pessoal, nem sempre se torna uma tarefa fácil. Podemos dizer, inclusive, que essa é a prática menos aplicada do universo corporativo entre líderes e gestores.

 

Tais ações mostram como principal objetivo, melhorar a satisfação de seu colaborador em relação ao serviço e a partir disso melhorar seu desempenho.

 

Entretanto, podemos afirmar que esse conceito tem um significado que vai muito além do famoso “descanse mais, produza sempre”.

 

Ter uma boa qualidade de vida no trabalho, também repercute na vida pessoal, física e emocional de um indivíduo.

 

Sendo assim, a fim de colaborar para essa temática tão importante, a Controle Já separou um conteúdo chave para te ajudar a manter um bom clima organizacional e consequentemente uma boa qualidade de vida no trabalho.

 

 

 

Porque é importante manter a qualidade de vida no trabalho

 

Alguns fatos históricos nos mostram que, antigamente, a maior preocupação das empresas era apenas o avanço das tecnologias e a obtenção de lucros.

 

Porém, a partir do momento que houve demonstrações efetivas de que o grau de satisfação de um colaborador estava diretamente relacionado com a sua produtividade tudo mudou.

 

Por fim, a entrega de resultados mais satisfatórios para a empresa e o visível crescimento profissional de cada indivíduo demonstraram que o investimento no capital humano era justamente o caminho mais certo a ser seguido.

 

Pensando nisso, foram criados alguns conceitos e tomadas de ação com o objetivo de ajudar a diminuir o estresse e cansaço causados por uma jornada de trabalho intensa, como poderá ser conferido a seguir.

 

 

Como buscar manter a qualidade de vida no trabalho?

 

Para que você consiga se manter produtivo e mesmo assim, sem abrir mão da qualidade de vida no trabalho, algumas medidas podem ser aplicadas de maneira extremamente simples.

 

Confira abaixo, uma lista exclusiva de como buscar esse equilíbrio no ambiente corporativo.

 

 

 

Trabalho em equipe é tudo

 

A maior parte dos casos de descontentamento neste ambiente, estão diretamente relacionados a sobrecarga no trabalho.

 

Isso pode se dar por muitos motivos como, por exemplo, a centralização das tarefas sob a responsabilidade de uma mesma pessoa, um ambiente competitivo ou ainda falta de comunicação.

 

Sendo assim, manter um ambiente saudável, que propicie a expressão de ideias e a divisão de tarefas podem fazer com que o nível de colaboração alcançado dê frutos muitos positivos para ambas as partes.

 

 

Horário de trabalho

 

Embora estender a jornada de trabalho possa parecer sinônimo de um maior rendimento, o não cumprimento dos horários de trabalho pode ser um dos maiores vilões que contribuem para a insatisfação com o seu emprego.

 

Seguir os horários de entrada, almoço e saída propostos são essenciais para que você consiga se manter saudável e continue produzindo com a qualidade esperada.

 

Dessa forma você consegue agir de maneira mais organizada, cumprindo todas as suas funções e ainda assim terá tempo suficiente para descansar.

 

 

Se mantenha longe de fofocas

 

Uma qualidade de vida no trabalho também está diretamente relacionada ao respeito com o local e as pessoas que convivem naquele ambiente.

 

Embora sejam extremamente criticadas, a ocorrência de fofocas sobre os mais variados assuntos no local de trabalho é quase certa.

 

Sendo assim, não se envolver em fofocas e conversas que não sejam pertinentes a sua função é essencial para evitar intrigas e dessa forma se manter longe de preocupações desnecessárias.

 

 

 

Contribuir para a qualidade de vida no trabalho também depende de você

 

Mesmo que a obtenção de uma boa qualidade de vida no trabalho tenha muito a ver com o ambiente propiciado pela empresa, destacamos aqui que relações e limites que o impostos pelo próprio colaborador também tem um impacto importante nesta questão.

 

Ou seja, também é função sua colaborar para o seu bem estar e de todos que estão compartilhando esse mesmo espaço.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!