Como montar um planejamento financeiro empresarial?

Como montar um planejamento financeiro empresarial?

Para que sua empresa consiga ter sucesso e lucratividade a longo prazo, contar com um planejamento financeiro empresarial é muito importante.

 

Afinal, essa é uma etapa primordial de qualquer negócio, que inclusive, pode ser acessada com maior profundidade em um plano de negócios para que você como empreendedor, consiga traçar metas e objetivos para sua empresa.

 

Porém, se você nunca chegou a fazer qualquer planejamento financeiro empresarial, é importante que você tenha um plano bem estabelecido para que sua organização se torne mais simples.

 

Pensando nisso, a Controle Já trouxe nesse artigo as principais dicas de como montar um planejamento financeiro empresarial estratégico.

 

 

Planejamento financeiro empresarial – Como desenvolver o seu?

 

Apesar de existirem diferentes métodos de planejamento financeiro empresarial no mercado, vamos abordar através deste conteúdo alternativas mais simples para que você como empreendedor, consiga ter facilidade com o tema e a aplicação do método seja intuitiva.

 

Por isso, aplicar o ciclo PDCA, que é composto de quatro partes, é a melhor forma de iniciar seu planejamento financeiro da melhor maneira possível. E o que essas siglas significam, exatamente?

 

  • P: Plan = Planejar
  • D: Do = Fazer
  • C: Check = Checar
  • A: Action = Agir

 

Montando seu planejamento financeiro empresarial

 

Agora que você já sabe as etapas principais de como desenvolver seu planejamento financeiro, vamos listar algumas dicas importantes para facilitar o processo de implantação no seu negócio.

 

 

1. Crie metas e objetivos

 

Um bom planejamento, independente do tipo, só consegue surtir efeito se as metas e objetivos do projeto em questão estiverem muito bem definidas. E isso, com certeza, vale para o planejamento financeiro empresarial.

 

E essas metas, são essenciais para manter o time motivado e para que você como empreendedor, tenha um propósito maior para trabalhar. Elas podem de acordo com as suas necessidades, como:

 

  • Aumentar o faturamento em 10%;
  • Fechar o ano com X reais em caixa;
  • Aumentar sua presença na cidade;
  • Quitar empréstimos;
  • Fechar X negócios até o fim do ano.

 

Por isso, o fluxo de caixa é tão importante. Apenas com essa visão em mãos, você conseguirá ter uma visão clara de qual a situação da empresa e como expandir da melhor maneira possível.

 

 

2. Coloque suas metas em prática

 

Um dos pontos desta metodologia, é o de começar a executar tudo o que foi planejado anteriormente. Afinal, para que você tenha um bom resultado, é necessário o empenho de todo o time.

 

Certamente, isso fará a diferença para que você consiga gerenciar o seu planejamento e fazer pequenos ajustes caso seja necessário

 

 

3. Separe a vida jurídica da física

 

Um dos maiores erros dos empreendedores ao iniciarem seu planejamento financeiro empresarial, é o de não dividirem suas contas pessoais e empresariais.

 

É importante que você tenha em mente, que mesmo sendo o responsável pelo negócio, precisa ter um salário (chamado prolabore).

 

Desta maneira, além de evitar qualquer tipo de confusão patrimonial, você garante que as despesas de ambos os lados estejam sempre organizadas.

 

 

4. Tenha um sistema de gestão

A melhor forma de seguir um planejamento financeiro empresarial de maneira constante, é contar com um sistema gerencial capaz de otimizar seus resultados e ter o controle no negócio sempre à disposição.

 

Além de conseguir organizar processos, você passa a visualizar a saúde financeira do negócio através de relatórios e gestão estratégica.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!