Como reduzir gastos empresariais em cenários de crise

Como reduzir gastos empresariais em cenários de crise

Qualquer empresa que deseja reduzir gastos empresariais, em especial agora diante à crise financeira por conta da Covid-19, precisa se adaptar a novos conceitos e estratégias para ter sucesso neste processo.

 

Para se adaptar a atual situação, muitas empresas logo pensam em cortes na folha de pagamentos ou a interrupção de benefícios. Porém, existem outras formas para a sua empresa começar a economizar.

 

Com a finalidade de mostrar caminhos alternativos, a Controle Já preparou este conteúdo mostrando as razões para você economizar e, principalmente, como você pode começar a reduzir gastos empresariais.

 

 

Importância de reduzir gastos empresariais

 

É fundamental que você entenda a diferença entre diminuir gastos e cortar gastos. A diminuição de gastos se dá após rever os processos operacionais da sua empresa e torná-los mais viáveis, ao contrário do corte de gastos, que se resume em apenas encerrar atividades ou serviços.

 

Com isso em mente, a importância fica mais clara. Quando você consegue reduzir gastos empresariais, o seu negócio fica mais rentável, já que a capacidade produtiva se manteve e, ao mesmo tempo, o custo caiu.

 

E esse gasto sobressalente pode ser realocado para outros setores, como vendas, marketing e produção.

 

 

Como reduzir gastos empresariais

 

Os gastos da sua empresa podem ser reduzidos de diferentes formas e entre as principais estão:

 

  • Gestão de telecom;
  • Gestão e inventário de ativos;
  • Gestão de licenças;
  • Gestão de impressão;
  • Enterprise Mobility Management (EMM).

 

A partir da aplicação dessas medidas, a sua empresa passa a ter uma economia significativa e pode ser ainda maior, desde que os serviços fiquem mais otimizados e outras formas de reduzir gastos empresariais sejam adicionadas.

 

 

Gestão de telecom

 

A auditoria telefônica é uma das mais importantes formas de redução de gastos empresariais. Isto porque ela pode significar uma economia de até 30% nas contas de telecom.

 

A Controle Já já tratou do assunto auditoria telefônica e você saber como ela funciona em nosso artigo.

 

 

Gestão de inventários e ativos

 

Ter uma gestão do inventário e dos ativos da sua empresa te dá dimensão dos gastos e com isso você, gestor ou empresário, pode definir quais custos são necessários ou não.

 

Por exemplo, talvez você perceba que a capacidade produtiva não seja afetada se, ao invés de ter um celular e um tablet, haja apenas um celular.

 

 

Gestão de licenças

 

Muitos softwares requerem licenças para serem usados e isso pode significar gastos desnecessários.

 

Deste modo, você pode rever as licenças ativas de modo analítico e buscar por soluções mais econômicas.

 

 

Gestão de impressão

 

Para reduzir gastos empresariais de forma significativa, todo o detalhe precisa ser visto de forma analítica. Por isso, a gestão de impressão é uma ótima forma de economizar.

 

Leve em consideração as impressões mensais da sua empresa. Vamos supor que são 5 mil impressões ao mês e o custo médio da impressão (custo unitário da folha e da tinta) é de 0,5 centavos. Ao fim de cada mês, você gastou R$ 2.500 apenas em impressão.

 

 

Enterprise Mobility Management (EMM)

 

A Enterprise Mobility Management (EMM) é responsável por limitar o uso da internet e por aplicativos no ambiente de trabalho.

 

Em um artigo passado, a Controle Já explicou todos os detalhes do Time Fence e como ela pode trazer vantagens para a sua empresa.

 

 

Impacto da redução de custos na sua empresa

 

Ao reduzir os custos na sua empresa, você pode realocar os valores economizados em outras áreas. Ou seja, os impactos da redução são definidos por você, gestor ou empresário.

Por exemplo, você pode investir na área de marketing de conteúdo, sendo possível prospectar novos clientes.

 

Caso você queira inovar e tornar a sua empresa mais econômica, não deixe de falar com um especialista da Controle Já!

 

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!