Controle orgânico de inventário de TI

gestao-de-inventario-de-ti

Controle orgânico de inventário de TI

Todo meio corporativo se adequou e se adaptou aos novos meios tecnológicos dispostos pelo mercado ao longo dos anos. Sendo assim, uma nova forma de trabalho surgiu nesse período.

 

Para o pleno funcionamento de uma empresa, muitas ferramentas e objetos tecnológicos são necessários para desempenhar o papel  da melhor maneira possível.

 

Esse processo se dá pelo uso de equipamentos de tecnologia avançada como softwares, sistemas, hardwares e outros tantos. A partir deste ponto, é necessário que haja um controle rígido em relação a estes materiais, pois seu valor é incomensurável para o funcionamento da empresa.

 

Um inventário de ativos de TI repleto de possibilidades auxilia os líderes e gestores a organizarem suas ideias e pôr em prática todo o planejamento para desenvolver o trabalho de uma equipe. Sendo assim, as informações extraídas das ferramentas de TI são fundamentais para tomada de decisões e  compartilhamento de dados.

 

 

O inventário de ativos de TI

Qualquer empresa que se dedique de fato ao seu trabalho e consequentemente sua produção, mantém um inventário para controle de seu estoque. A razão deste controle é lógica: ter o conhecimento da quantidade de materiais disponíveis, suas respectivas datas e todas as informações colhidas para ter a compilação destes indicadores. Assim, é possível produzir e vender com excelência, sem imprevistos desagradáveis, como falta de um produto solicitado por um cliente.

Tendo em vista as grandes demandas dos variados mercados disponíveis, é importante salientar que os recursos tecnológicos disponíveis (ativos de TI) devem possuir uma organização de forma que facilite a produção. Com isso, todos os setores envolvidos na empresa, desde o operacional até o administrativo, terá margem para produzir mais e com maior facilidade. Este é apenas um dos diversos benefícios dispostos pelo controle orgânico do inventário de TI, sendo que é essencial para a manutenção de uma empresa.


Pontos de atenção

 

Quando se há necessidade de tomada de decisão, certamente deverá haver uma consulta de determinados dados, ao passo que deve estar ao alcance dos gestores de forma prática. Assim, é possível identificar os fatores pertinentes a essa atividade. Incluir dados técnicos é muito importante, pois eles que dão a garantia do funcionamento e vida útil dos equipamentos. A localização, número de série, função e quantidade são exemplos desta prática organizacional. As categorias dos equipamentos precisam estar claras para obter sucesso no controle, tornando-o eficaz e flexível. Para isso, é importante separar em diferentes segmentos todos os dispositivos que estão em funcionamento ou em estoque:

 

SOFTWARES – os serviços armazenados em nuvem, assim como licenças, são aparatos tecnológicos que auxiliam em todos os setores do meio corporativo, sendo muito comum para controle de estoque e gestões de RH.

 

HARDWARES – todos os equipamentos físicos, ou seja, máquinas, computadores, celulares, entre outros, devem ter o controle para manter as atualizações da empresa em dia. Quando há necessidade de reparos ou trocas, o inventário de TI deve fornecer estas informações, sendo que esta é uma das suas principais funções.

 

Atualizações constantes de ativos devem sempre ter espaço nos meios de trabalho, havendo autonomia e integridade para garantir o pleno funcionamento de seus ativos.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!