Ergonomia para o Home Office – 3 Dicas para melhorar seu fluxo de trabalho

Ergonomia para o Home Office – 3 Dicas para melhorar seu fluxo de trabalho

Apesar do trabalho a distância já existir a bastante tempo, poucas pessoas realmente se preocupam de fato com a ergonomia no home office. Seja por falta de tempo, ou atenção, a qualidade de vida no trabalho em casa muitas vezes é deixada de lado.

 

Entender quais sãos os principais cuidados que essa metodologia de trabalho exige, facilitam a produtividade durante o desempenho das funções, mas principalmente, auxilia na qualidade de vida e na preservação da saúde.

 

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para falar sobre a importância da ergonomia para o home office e como melhorar esse processo dentro da sua casa.

 

 

Ergonomia no home office – Qual a importância

 

Assim como falamos inicialmente, ter uma ergonomia no home office garante o seu conforto e a preservação da sua saúde no longo prazo.

 

Afinal, o conceito de ergonomia não se baseia apenas em equipamentos e acessórios adequados. Ele é um conjunto de cuidados específicos para manter o conforto e a preservação do melhor ambiente de trabalho possível.

 

E caso a ergonomia do home office não seja respeitada, é possível adquirir diversas complicações para a saúde, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

 

 

Dicas para a ergonomia no home office

 

Agora que você sabe a importância da ergonomia para o home office, confira algumas das principais dicas para se manter produtivo durante o trabalho remoto.

 

 

1. Trabalhe com o monitor na altura dos olhos

 

Para trabalhar em home office, é muito importante que você siga os mesmos padrões do escritório tradicional. E isso inclui o cuidado com a ergonomia.

 

Por isso, se você for passar muito tempo em frente ao computador, o ideal é que você ter um monitor que fique na altura dos seus olhos para facilitar a experiência de trabalho.

 

Afinal, com os olhos sob a mesma altura da tela. você evita problemas de postura, possíveis tendinites e desconfortos musculares.

 

 

2. Tenha um ambiente de trabalho confortável

 

Para conseguir ter um melhor aproveitamento da ergonomia para home office, é muito importante que o ambiente seja adequado para o desempenho das suas funções.

 

E isso acaba incluindo fatores como:

 

  • Cadeira confortável
  • Ambiente iluminado
  • Temperatura agradável
  • Apoio para as costas e mãos

 

Tudo isso influencia na produtividade das atividades e faz com que você consiga trabalhar com maior tranquilidade.

 

Além disso, manter a coluna ereta facilita a circulação sanguínea, fazendo com que a criatividade seja estimulada e os processos sejam melhor absorvidos durante o trabalho.

 

 

3. Faça pausas e alongamentos

 

Geralmente, temos o hábito de trabalhar diversas horas na frente do computador, sem lembrar de fazer pequenas pausas para descanso.

 

Além de ajudar o cérebro a ter maior produtividade, essas quebras de padrões são essenciais para manter a ergonomia do home office.

 

Assim, você conseguirá ativar a musculatura das costas e fazer com que a circulação volte ao normal. Tenha como base a cada duas horas de trabalho, conseguir fazer uma pausa de 10 minutos.

 

Agora que você já sabe quais são as principais dicas para te ajudar a ter maior ergonomia para no home office.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!