Inventário de TI: dicas de como mantê-lo organizado e eficiente

Inventário de TI: dicas de como mantê-lo organizado e eficiente

A gestão do inventário de TI permite que o gestor tenha visibilidade total dos recursos tecnológicos que a empresa possui.

 

Descubra como o inventário de TI otimiza sua organização

 

Veja a importância de possuir essa tecnologia em sua empresa

 

 

A gestão do inventário de TI permite que o gestor tenha visibilidade total de todos os recursos tecnológicos que a empresa possui, tornando todo o processo mais assertivo e benéfico para a organização.

O inventário de TI permite que o gestor tenha um melhor controle das tecnologias para execução das mais diversas tarefas. Por isso, essa estratégia é extremamente requisitada em diversos segmentos corporativos, porque permite a antecipação de problemas, detectando os possíveis mau usos dos equipamentos e realizando corretamente o planejamento estratégico para o setor.

Toda empresa, independente de seu porte, precisa possuir técnicas e processos modernos tanto para auto organização, quanto para execução dos trabalhos. Nesse sentido, o inventário de TI se apresenta como uma ótima ferramenta para listar tudo isso da forma correta, auxiliando o gestor a lidar com a grande quantidade de sistemas, dispositivos e dados para tomar decisões corretas e lidar com a infraestrutura de tecnologia da informação. 

Para fazer um inventário de TI de forma correta, primeiramente é rotular os ativos. A ideia é que sejam criadas categorias e subcategorias para facilitar a identificação de todos os ativos de cada área. Por exemplo, em uma subcategoria com o rótulo “recursos de rede”, é interessante que estejam presentes ativos como cabeamentos e roteadores.

Após isso, crie um um esquema de nomeação e listagem aos inventários de TI. Isso é importante porque possivelmente a empresa tenha itens que possuam o mesmo nome. Dessa forma, através da nomeação e com uma lista para controle, cada item deve receber uma etiqueta física que contenha uma espécie de número de série, visando identificar quando foi recebido a manutenção preventiva pela última vez e dar baixa quando o item for descartado, etc. 

Por fim, é importantíssimo preservar os inventários de TI na nuvem, porque assim o gestor poderá fazer consultas e alterações em qualquer lugar em que estiver, sem a necessidade de ocupar a sede física da empresa. O inventário em nuvem proporciona ainda a vantagem de maior segurança do que uma simples tabela guardada em algum computador da empresa, que pode ser danificado ou simplesmente ter o arquivo excluído.

Portanto, no inventário se inclui todas as informações ligadas à tecnologia: ferramentas, equipamentos, objetos, programas, entre outros itens de TI que a empresa tem. Isso significa que, para ter uma ferramenta completa, é preciso registrar desde os hardwares até os softwares adquiridos pela empresa. 
Através do inventário de TI é possível prever as demandas do futuro para possibilitar diminuição de erros e, automaticamente, melhorar a relação com os fornecedores e clientes, tornando-a mais transparente e profissional.

 

Além de tudo que já foi dito anteriormente, os principais benefícios de um inventário de TI são:

 
  • Antecipação de problemas e eficácia na tomada de decisão; 
  • Controle completo dos ativos; 
  • Identificação de pontos da infraestrutura de tecnologia da informação que precisam de correção; 
  • Visibilidade dos dados; 
  • Aumento da produtividade; 
  • Redução de custos; 
  • Facilidade no gerenciamento de prazos e garantias;
  • Segurança dos dados corporativos;
  • Monitoramento das necessidades de TI da empresa;
 
A Controle Já é a indicação ideal para você
 
Com longa experiência no mercado, a Controle Já é uma empresa altamente confiável para você no segmento de tecnologia e informação. Atuamos com uma equipe extremamente capacitada, que se encontra em constante renovação no mercado para atender demandas dos clientes mais rigorosos do mercado..
 
Entre em contato conosco e descubra mais o que podemos fazer por você!