Quais são os principais custos em frotas de veículos?

frota-de-veiculo

Quais são os principais custos em frotas de veículos?

Conforme analisamos em nosso outro artigo sobre frotas próprias ou alugadas, identificamos 3 principais custos, que serão abordados em seguida:

 

 

gestao-de-frotas

relação-de-custo

 

 

Custos de propriedade ou locação

 

A decisão da compra ou locação é um dos processos mais complexos da gestão de frotas internas, isso por que é uma decisão que você toma hoje e terá que conviver com ela pelos próximos 3 a 5 anos, então quando você for tomar essa decisão deve ponderar qual é a melhor decisão para sua empresa. No quadro abaixo vemos as vantagens e desvantagens de cada modalidade:

 

gestao-de-frotas

propriedade-vs-locacao

 

Como podemos ver há vantagens e desvantagens nas 2 modalidades, com isso precisamos pesar elas para ver a que se encaixa melhor dentro da empresa. Outro ponto que precisa ser levado em consideração é qual o tipo de veículo que atende nossa operação, seja: caminhão, truck, ônibus ou frota leve. Um bom estudo da real necessidade ajuda muito e economizar nessa hora.

 

 

Custos de manutenção

 

Como todos sabemos a manutenção dos veículos podem ser uma bela de uma dor de cabeça se não controladas com cuidado e com atenção, e uma peça fundamental para termos sucesso na redução destes custos é o comprometimento do condutor ao bom cuidado do veículos, então é preciso ficar atento com uma série de pontos de atenção, como exemplo:

  • Realizar a calibração dos pneus constantemente;
  • Verificar a data da troca de óleo;
  • Ficar atento com barulhos no veículo;
  • Ficar atento nas datas de revisão dos veículos
  • Sempre abastecer em postos de confiança.

Para termos esse alinhamento bem feito com o condutor, é preciso que a empresa tenha políticas e diretrizes claras sobre a manutenção de veículos. Apesar do que muitos acreditam não é preciso ser especialista para desenvolver boas políticas ou acompanhar esses custos, mas é preciso ter algumas coisas em mente, pois existem dois tipos de manutenção, a preventiva e a corretiva.

Sobre a manutenção preventiva elas são realizadas por tempo determinado (exemplo a cada 6 meses) ou por utilização (exemplo a cada 10.000 km), como essas manutenções são previsíveis e sabendo da importância do condutor na gestão de manutenção, o ideal é fazer um check list que fique dentro do carro para facilitar o controle destes itens.

 

 

Custos de combustível

 

A relação com o custo de combustível esta diretamente relacionado às necessidades da empresa e em como a frota se comporta diante destas necessidades.

Desta forma a conscientização dos usuários e o monitoramento pro-ativo da frota é o ideal. A gestão detalhada e o cruzamento dos dados da frota VS os consumos de abastecimento é fundamental para manter o controle e mitigar qualquer surpresa nos custos.

O controle e a gestão analítica é sempre o caminho mais importante nos consumos recorrentes por usuários.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!