Hoje, tudo que vemos ou deixamos de ver impacta na nossa experiência, e isso só é possível, graças ao conceito de internet das coisas.
Essa ideia consiste em usar a integração de dispositivos para solucionar problemas reais e facilitar escolhas em nosso dia a dia.
Conhecer o assunto é importante para qualquer pessoa por já estar presente em nossa realidade e, mesmo que ainda com pouca popularidade, a internet das coisas deve ganhar ainda mais força com a democratização do acesso à internet.
Inclusive, existem dados que reforçam a futura popularização do conceito: segundo pesquisa TIC Domicílios, 126 milhões de pessoas tiveram acesso regular ao serviço de internet em 2018. Esse número representa 70% da população brasileira.
O que é internet das coisas?
A internet das coisas ou internet of things (IoT) é um conceito inventado por Kevin Ashton em 1999 e que ganhou força e mais popularidade em 2009, quando o especialista publicou o artigo “A Coisa da Internet das Coisas”.
Esse conceito aborda a possibilidade de usar a integração de dispositivos e seus muitos dados acumulados para propor soluções reais.
Atualmente,existem vários exemplos fáceis de dispositivos que trabalham de forma integrada, como o PC e o celular. Porém, no futuro não muito distante, relógios, óculos e carros também estarão conectados e poderão propor soluções práticas para o dia a dia.
Importância da internet das coisas
O artigo de Kevin Ashton que dá origem ao termo de internet das coisas ressalta que os dados acumulados por meio da integração de dispositivos permite usá-los com mais exatidão, permitindo soluções assertivas para bairros, cidades e até empresas.
Pense que um carro conectado à internet pode enviar dados sobre as principais rotas usadas. Com essa informação somada a dos outros usuários, os sinais e o nível de velocidades podem ser adaptados ao fluxo, solucionando um problema logístico.
A possibilidade é infinita e pode embasar soluções de redução e otimização do nosso tempo e até de recursos naturais.
Função da internet das coisas no mundo corporativo
A internet das coisas tem ganhado força ao longo dos anos e com isso as empresas têm a adotada no cotidiano profissional.
Entre as muitas funções possíveis, as principais são:
- Encontrar e solucionar problemas de gargalos logísticos;
- Disponibilizar dados relevantes para tomada de decisões;
- Permitir estratégias de remarketing e geomarketing;
- Garantir um melhor mapeamento de rotina dos potenciais clientes.
Como a internet das coisas pode ser utilizada
Caso você queira aderir, há duas formas consideradas fáceis para um pontapé inicial: o uso da “User Experience” e do banco de dados para a tomada de decisão.
Através da integração de dispositivos, as empresas conseguem mapear a rota que um cliente faz no mundo digital e com isso adotar as melhores medidas para facilitar a experiência de usuário (User Experience).
Entre as medidas estão um design mais fácil de navegar, um carregamento acelerado e imagens promocionais sob medida.
Outra função também importante que a internet das coisas proporciona é um banco de dados riquíssimos em conteúdos.
Com base nos principais dados demográficos ou de costumes sobre o seu potencial cliente, você pode tomar decisões muito mais assertivas, aumentando as suas vendas ou até agregando valor a própria imagem.
Porém, para adotá-la no seu cotidiano profissional, não há alternativa senão contar com profissionais adequados.