Computação em Nuvem – Quais as principais vantagens?

Computação em Nuvem – Quais as principais vantagens?

Um dos termos mais usados e vistos atualmente é a computação em nuvem, ou cloud computing.

 

A razão dessa popularização pode ser atribuída a muitas razões. Mas a principal delas, certamente é a segurança da informação que a tecnologia proporciona. Porém, além disso, a ferramenta também pode ser usada para vários outros fins.

 

Em entrevista à revista Exame, Aaron Ross, um dos principais nomes do cloud computing, explica que “as soluções de computação em nuvem mudaram completamente a economia dos negócios de software e, também, dos negócios que entram no software. Essa tecnologia levou os custos de transação (teste e entrega) a quase zero”.

 

Por conta da importância do tema, a Controle Já preparou este conteúdo com todas informações para entendê-la e como ela pode ajudar a sua empresa.

 

 

 

O que é computação em nuvem?

 

A computação em nuvem é a tecnologia responsável por hospedar a grande quantidade de dados produzidos no mundo digital, sendo a internet o elo responsável pelo conteúdo consumido (música, vídeos, imagens etc.) e o seu computador, celular ou tablet.

 

Tudo que você acessa ou toda a informação produzida na internet, fica salva em grandes servidores e pode ser acessado graças à computação em nuvem.

 

Para usar um exemplo fácil, este artigo só pode ser lido pois a informação aqui produzida está salva em grandes servidores externos e a sua internet está fazendo a ponte entre o conteúdo e o seu computador ou celular.

 

 

 

As vantagens da computação em nuvem para empresas

 

Qualquer empresa que tenha processos digitalizados podem obter vantagens por meio da tecnologia, principalmente se os seus negócios necessitem segurança da informação, serviços de backup diários ou prontidão para acesso.

 

Entre as principais vantagens da computação em nuvem, listamos alguns para que você consiga compreender com maior facilidade.

 

 

Portabilidade fácil

 

Imagine que você tenha uma operadora de planos odontológicos e precisa mudar o seu endereço: como faz para transportar todos os servidores?

 

Apenas o cloud computing proporciona servidores remotos que podem ser acessados a partir de qualquer lugar. Ou seja, em casos mudanças de endereços, não há nenhuma preocupação a respeito dos servidores.

 

 

Redução de gastos

 

Uma vez que você reduza os números de PCs e outros hardwares do seu espaço e de softwares pagos, a redução de gastos como luz e planos de programas é sentida ainda no primeiro mês.

 

 

Segurança da informação

 

Vamos voltar ao exemplo da operadora de planos odontológicos e agora imagine que o seu acesso foi comprometido. Isto é, os servidores locais ficaram comprometidos e isso permitiu que invasores pudessem roubar dados bancários.

 

Através do cloud computing, a segurança da informação passa a ser ainda mais rígida, já que os servidores remotos são ainda mais difíceis de serem hackeados, sendo quase impossíveis.

 

 

Facilidade de acesso

 

Uma das principais vantagens da computação em nuvem é a facilidade extra de acesso.

 

Sendo assim, mesmo que você tenha viajado para outro país, caso a sua máquina esteja devidamente configurada e com acesso à internet, é possível ter acessos aos dados salvos nos servidores remotos.

 

 

Trabalho remoto

 

O Home office deve crescer 30% no país após coronavírus, segundo a estimativa de um professor da Fundação Getúlio Vargas. E para estar preparado para esta realidade, a sua empresa precisa contar com um servidor remoto.

 

O trabalho remoto pode ser vantajoso por vários motivos de acordo com a empresa e a computação em nuvem permite que isso aconteça.

 

Desta maneira, é muito importante que você já consiga fazer a migração da sua empresa para a computação em nuvem. Assim, além de alinhar todas as estratégias de maneira assertiva, você terá todos os dados armazenados de maneira eficiente e em um único local.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!