A importância de uma boa análise de custos

A importância de uma boa análise de custos

Análise de custo é uma estratégia extremamente importante adotada pela maioria das empresas de pequeno, médio e até grande porte.

 

Qual a importância de uma análise de custos?

 

Descubra agora porque adotar essa estratégia em seu negócio

 

Análise de custo é uma estratégia extremamente importante adotada pela maioria das empresas de pequeno, médio e até grande porte. Ela é útil para quem almeja um maior conhecimento e mapeamento dos gastos na produção de bens ou qualquer outro produto.

 

Geralmente os custos fixos são mais fáceis e simples de serem identificados, por isso essa análise pode ser realizada com maior rigor em relação aos custos indiretos, uma vez que é necessário fazer uma mensuração utilizando algum critério de rateio. Para realizar essa medida, basta utilizar diversos métodos de custeio, nos quais os principais seriam: custeio por absorção, custeio direto ou variável e custeio baseado em atividades.

 

Em linhas gerais, uma análise de custos correta deve estar relacionada ao planejamento e controle da operação a fim de ter real capacidade de entender se o objetivo será alcançado com o desempenho estipulado e boa rentabilidade. Dessa forma, toda essa análise ajuda a orientar e definir corretamente as tomadas de decisões, sobretudo no que diz respeito aos investimentos e financiamentos.

 

A análise de custo é essencial para fornecer informações primordiais sobre o desempenho das atividades que serão realizadas e qual é a situação da rentabilidade da empresa. Através desses dados, é possível traçar um planejamento mais assertivo e pensar em detalhes, bem como avaliar melhor quais serão  as próximas ações da organização. 

 

Desta forma, a análise de custo mostra-se uma medida bastante eficaz no sentido de auxiliar de maneira significativa a saúde financeira e organizacional da empresa. Por ser tão importante, é essencial que essa medida seja realizada com cuidado, haja visto que se for mal feita, pode interferir nos resultados almejados, causando uma redução na produtividade e consequentemente afetando os custos e lucros.

 

Além disso, para realizar uma análise de custo qualificada, é necessário aplicar alguns métodos de controle e gerenciamento que forneçam constantemente planilhas e registros detalhados sobre as operações financeiras da empresa.

Para conseguir gerir com eficiência e precisão os números da empresa, é primordial seguir algumas regras básicas de organização e análise para evitar equívocos que tragam prejuízos ao negócio.

A Controle Já é a indicação ideal para você

Com longa experiência no mercado, a Controle Já é uma empresa altamente confiável para você no segmento de tecnologia e informação. Atuamos com uma equipe extremamente capacitada, que se encontra em observar a constante renovação no mercado para atender demandas dos clientes mais rigorosos.

 

A Controle Já é focada em contribuir ativamente para que os clientes tenham maior lucratividade em seus negócios e, através de controles ágeis, obtenham clareza nas informações reduzindo e controlando seus custos. Por essa razão, apresentamos diversos serviços diferenciados e personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

 

Através do mapeamento de processos e conectado à tecnologia, gerenciamos as despesas de maneira dinâmica e inovadora. Nos encontramos sempre prontos para ouvir e atender as dores e expectativas dos nossos clientes, atingindo os resultados esperados e alcançando a plena satisfação sempre tão desejada.


Acesse nosso site e descubra mais o que podemos fazer por você!