Como funciona a internet das coisas no mundo corporativo

Como funciona a internet das coisas no mundo corporativo

Hoje, tudo que vemos ou deixamos de ver impacta na nossa experiência, e isso só é possível, graças ao conceito de internet das coisas.

 

Essa ideia consiste em usar a integração de dispositivos para solucionar problemas reais e facilitar escolhas em nosso dia a dia.

 

Conhecer o assunto é importante para qualquer pessoa por já estar presente em nossa realidade e, mesmo que ainda com pouca popularidade, a internet das coisas deve ganhar ainda mais força com a democratização do acesso à internet.

 

Inclusive, existem dados que reforçam a futura popularização do conceito: segundo pesquisa TIC Domicílios, 126 milhões de pessoas tiveram acesso regular ao serviço de internet em 2018. Esse número representa 70% da população brasileira.

 

 

O que é internet das coisas?

 

A internet das coisas ou internet of things (IoT) é um conceito inventado por Kevin Ashton em 1999 e que ganhou força e mais popularidade em 2009, quando o especialista publicou o artigo “A Coisa da Internet das Coisas”.

 

Esse conceito aborda a possibilidade de usar a integração de dispositivos e seus muitos dados acumulados para propor soluções reais.

 

Atualmente,existem vários exemplos fáceis de dispositivos que trabalham de forma integrada, como o PC e o celular. Porém, no futuro não muito distante, relógios, óculos e carros também estarão conectados e poderão propor soluções práticas para o dia a dia.

 

 

Importância da internet das coisas

 

O artigo de Kevin Ashton que dá origem ao termo de internet das coisas ressalta que os dados acumulados por meio da integração de dispositivos permite usá-los com mais exatidão, permitindo soluções assertivas para bairros, cidades e até empresas.

 

Pense que um carro conectado à internet pode enviar dados sobre as principais rotas usadas. Com essa informação somada a dos outros usuários, os sinais e o nível de velocidades podem ser adaptados ao fluxo, solucionando um problema logístico.

 

A possibilidade é infinita e pode embasar soluções de redução e otimização do nosso tempo e até de recursos naturais.

 

 

Função da internet das coisas no mundo corporativo

 

 

A internet das coisas tem ganhado força ao longo dos anos e com isso as empresas têm a adotada no cotidiano profissional.

 

Entre as muitas funções possíveis, as principais são:

 

  • Encontrar e solucionar problemas de gargalos logísticos;
  • Disponibilizar dados relevantes para tomada de decisões;
  • Permitir estratégias de remarketing e geomarketing;
  • Garantir um melhor mapeamento de rotina dos potenciais clientes.

 

 

Como a internet das coisas pode ser utilizada

 

Caso você queira aderir, há duas formas consideradas fáceis para um pontapé inicial: o uso da “User Experience” e do banco de dados para a tomada de decisão.

 

Através da integração de dispositivos, as empresas conseguem mapear a rota que um cliente faz no mundo digital e com isso adotar as melhores medidas para facilitar a experiência de usuário (User Experience).

 

Entre as medidas estão um design mais fácil de navegar, um carregamento acelerado e imagens promocionais sob medida.

 

Outra função também importante que a internet das coisas proporciona é um banco de dados riquíssimos em conteúdos.

 

Com base nos principais dados demográficos ou de costumes sobre o seu potencial cliente, você pode tomar decisões muito mais assertivas, aumentando as suas vendas ou até agregando valor a própria imagem.

 

Porém, para adotá-la no seu cotidiano profissional, não há alternativa senão contar com profissionais adequados.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!