Por que a gestão de contratos é importante em um negócio?

Por que a gestão de contratos é importante em um negócio?

Embora ainda pouco utilizada, a gestão de contratos vem crescendo nos últimos anos e se mostrado cada vez mais como um procedimento essencial para qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte.

 

O seu principal objetivo consiste em realizar uma série de etapas durante um processo de contratação de serviços, a fim de garantir uma melhor administração.

 

Nessas etapas serão definidos a proposta, tipo de serviço ou produto oferecido, valores, cláusulas, execução e prazos a fim de formalizar e oferecer uma garantia a ambas as partes.

 

Pelo fato de algumas empresas ainda não optarem por realizar esse processo, seja por não ter conhecimento de seus pormenores ou até mesmo por estar no início de seu negócio, a Controle Já irá esclarecer o porquê realizar uma gestão de contratos é algo tão importante em um negócio.

 

 

A gestão de contratos é um reflexo da sua empresa

 

Com o crescimento de uma empresa, o número de contratações normalmente tende a subir. E a partir disso, a elaboração de um bom contrato se torna fundamental para a garantia de uma boa parceria entre empresa e contrastante.

 

Desta forma, o documento deve pontuar de forma clara as responsabilidades, deveres e também direitos de cada uma das partes.

 

Com isso, uma relação de confiança pode ser estabelecida, trazendo maior segurança tanto para o cliente, quanto para a empresa contratada.

 

 

Gestão de contratos e o cumprimento dos objetivos

 

Um ponto importante que é abordado e que deve constar no processo de elaboração do contrato é justamente o estabelecimento dos objetivos que deverão ser cumpridos até o término do serviço.

 

A partir dele, é possível ter um controle maior de alguns pontos como o produto, etapas, custos, condições e ainda prazos para o cumprimento do serviço, além de metas estipuladas por ambas as partes.

 

Outra vantagem ainda é que dessa forma fica muito mais fácil desenvolver mecanismos de controle e mensuração de resultados.

 

 

Benefícios da gestão de contratos

 

Entre tantas vantagens da utilização da gestão de contratos, precisamos mencionar alguns dos fatores que fazem com que esse processo ganhe maior destaque.

 

Pensando nisso, preparamos alguns pontos que você deve levar em consideração na hora da implantação desse sistema em seus negócios.

 

 

Ajuda no controle das contingências

 

Uma das maiores preocupações quando se trata da prestação de serviços é em relação ao pagamento e recebimento dos serviços.

 

Embora muitos achem que um simples contrato assinado já é o suficiente para garantir algo.

 

Entretanto, essa não é uma realidade e é justamente neste ponto que uma gestão de contratos pode fazer toda a diferença.

 

Neste processo estão inclusos alguns estágios pré-contratação que consistem em reunir documentações e até mesmo realizar consultas em serviços de proteção ao crédito, a fim de se evitar preocupações futuras.

 

 

Melhora a satisfação do cliente

 

Durante a prestação de um serviço, uma das maiores preocupações da empresa está normalmente relacionada ao nível de satisfação do cliente.

 

Pensando em fatores que contribuem para uma melhor experiência podemos afirmar que não só a entrega do serviço, mas principalmente  a visão geral da realização de tudo aquilo que foi acordado no contrato terão impacto direto nesse quesito.

 

Sendo assim, um contrato bem claro e detalhado demonstra transparência por parte da empresa, fazendo com que o cliente se sinta mais confortável em fechar a contratação.

 

 

Controle financeiro

 

Sabemos que conforme o tempo vai passando, o número de contratos fechados tende a aumentar fazendo com que o controle mais fino dos custos de cada serviço fique cada vez mais difícil.

 

Dessa forma, uma gestão de contratos feita de maneira adequada também pode auxiliar de forma eficiente no controle financeiro.

 

Portanto, construir documento detalhados, que conte com a especificação de itens relacionados a matéria prima e mão de obra ajudarão a calcular os gastos e realizar orçamentos muito mais precisamente.

 

Organização otimizada

 

Não só quando se trata da gestão de contratos, mas em qualquer outra situação que envolva processos administrativos a organização é essencial.

 

Por esse motivo, manter todos os contratos arquivados em uma única plataforma é algo essencial.

 

Dessa forma, realizar eventuais consultas pode ser feito de forma muito mais rápida e sem maiores complicações.

 

 

A gestão de contratos é essencial para o sucesso

 

Como pudemos observar aqui, planejar e implantar uma gestão de contratos é algo de extrema importância quando se trata do sucesso e da saúde de um negócio, independentemente de seu ramo ou tamanho.

 

Portanto, fique sempre atento a este documento tão importante pois caso seja formulado corretamente, além de oferecer diversos benefícios ele ainda garante respaldo jurídico frente às mais variadas situações.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!