Por que investir na gestão de impressão

Por que investir na gestão de impressão

Encontrar formas de diminuir gastos é sempre um objetivo no mundo dos negócios, e implantar uma gestão de impressão cada vez mais estratégica, vem fazendo a diferença nos negócios de modo geral.

 

Este processo tem se mostrado como uma forma muito interessante de se reduzir os custos de maneira eficiente e segura.

 

Através dele, alguns pontos passam despercebidos, mas ao serem atacados podem vir a aumentar expressivamente os lucros da empresa.

 

Pensando nisto, a Controle Já trouxe algumas informações sobre a gestão de impressão e explicar porque investir neste processo pode trazer resultados expressivos para a sua empresa.

 

 

O que é a gestão de impressão?

 

A gestão de impressão corresponde a um processo cujo objetivo é monitorar e gerenciar a atividade dos dispositivos que realizam a cópia, digitalização e impressão de documentos.

 

Através dela, é possível acompanhar de perto o uso de impressoras, assim como a quantidade de papel, tinta e outros insumos que são utilizados por cada um dos funcionários de um determinado setor.

 

Esta ação se mostra demasiadamente importante, pois já foi comprovado que através de medidas inteligentes os custos com impressões corporativas podem ser reduzidos em até 40%.

 

 

Quais benefícios podem ser obtidos através da gestão de impressão?

 

Uma gestão bem feita e organizada pode refletir na obtenção de diversos benefícios nas mais variadas áreas de uma empresa. A seguir traremos os principais efeitos positivos de se adotar esta solução.

 

 

Reduz o desperdício e melhora a eficiência

 

Embora muitas vezes se passe despercebido, os gastos com papéis e tintas para impressão podem ser realmente expressivos depois de um intenso dia de trabalho.

 

Isso porque, mesmo sem querer, alguns documentos podem vir a ser impressos sem que haja uma real necessidade.

 

Sendo assim, uma vez que este problema é identificado, podem ser promovidas ações educacionais para os colaboradores, promovendo uma melhor conscientização e otimizando o uso dessas ferramentas.

 

 

Melhora a elaboração de estratégias empresariais

 

Embora este não seja um objetivo claro em um primeiro momento, é importante destacar que o uso dessa metodologia pode melhorar e muito a criação de estratégias e tomadas de decisão em uma empresa.

 

Isso porque uma gestão de impressão eficiente e bem feita fornece relatórios detalhados sobre a área em questão.

 

Através dos dados obtidos, é possível obter informações precisas sobre todos os setores que fazem uso direto ou indireto de ferramentas de impressão, auxiliando na tomada de medidas administrativas.

 

 

Economia efetiva

 

Além de diminuir os gastos com materiais de insumo, a realização da gestão de impressão ajuda a economizar também na manutenção dessas máquinas.

 

Quando essas ferramentas são utilizadas constantemente sem que seja feito um controle efetivo, muitas vezes problemas em seu funcionamento só podem ser identificados quando a máquina literalmente para.

 

Com isso, além de gerar custos mais altos para o conserto, o andamento normal da empresa também é prejudicado, já que o equipamento não poderá ser utilizado por algum tempo.

 

Sendo assim, o uso desta solução irá auxiliar na identificação de possíveis problemas ainda em seu estágio inicial, de forma a diminuir os gastos com consertos e o tempo de manutenção.

 

 

Conte com quem entende do assunto

 

A realização de uma gestão de impressão eficiente envolve processos muito mais complexos do que possamos imaginar.

 

Para isto, é possível contar com especialistas no assunto, seja para realizar uma consultoria ou até mesmo serviços de outsourcing, que é a contratação de uma empresa terceirizada somente para realizar os serviços de impressão.

 

Portanto, tomando as medidas certas, podemos afirmar com certeza que a realização da gestão de impressão é uma das melhores opções para quem se preocupa em obter resultados cada vez mais expressivos em sua empresa.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!