Rateio na Linha Telefônica: Guia completo sobre o assunto

Rateio na Linha Telefônica: Guia completo sobre o assunto

O rateio na linha telefônica é uma forma de gestão adotada por muitas empresas para ter um maior controle em relação às etapas processuais internas.

 

Por meio do rastreamento da ligação, você, gestor ou empresário, consegue ter um maior controle sobre quanto tempo um colaborador perde com determinado cliente.

 

Desta forma, através de uma visão analítica, se pode determinar mudanças que aumentam ainda mais o potencial operacional da empresa.

 

Fora isso, é possível também garantir que os custos das ligações sejam voltados exclusivamente para as etapas processuais internas.

 

Ou seja, há mais chances de que ligações para terceiros, como familiares e amigos, não aconteçam por parte de colaboradores mais extravagantes.

 

Para mostrar a você qual a importância do rateio na linha telefônica, a Controle Já preparou este conteúdo com todas as principais informações da técnica de gestão, mostrando a sua importância e como ela funciona no ambiente corporativo.

 

 

O que é um rateio na linha telefônica?

 

O rateio na linha telefônica é uma forma de rastrear, datar, quantificar e controlar ligações telefônicas.

 

Geralmente, as faturas mostram horários das ligações feitas por determinadas linhas telefônicas. No entanto, a implementação do rateio permite saber quem ligou e, principalmente, para qual pessoa.

 

Na vida pessoal, o rateio é mostrado apenas para a pessoa contratante do plano, sendo assegurado o direito de sigilo, podendo ser quebrado apenas mediante determinação da justiça.

 

Por isso, as mais de 36 milhões linhas de telefonia fixa em operação estão asseguradas de seu sigilo. Inclusive, a mesma regra vale para contratantes de planos telefônicos por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

 

Já que o colaborador está em horário de trabalho, o seu comprometimento deve ser voltado para os processos operacionais da empresa. Deste modo, as ligações feitas devem ter finalidade corporativa, não podendo ter fins recreativos.

 

Com o rateio na linha telefônica, você, gestor ou empresário, pode ter certeza das ligações telefônicas realizadas por meio das linhas comerciais.

 

Fora isso, vale mencionar ainda que a quantificação do tempo gasto com cada cliente te permite determinar mudanças analíticas que impactam diretamente com a produção interna.

 

Sendo assim, caso um colaborador fique muito emplacado com determinado cliente, é possível alterar o responsável pelo atendimento, priorizando um menor tempo gasto.

 

 

Por que o rateio na linha telefônica é importante?

 

O rateio na linha telefônica é essencial para ter um controle extra sobre o tempo gasto dos colaboradores em cada cliente.

 

Fora isso, ele se faz ainda mais essencial por comprovar que nenhuma ligação está sendo feita para fins recreativos.

 

Afinal, caso um colaborador ligue para terceiros em horário comercial, ele demonstra não só o seu descomprometimento, como também faz com que importantes recursos da empresa sejam gastos de forma improdutiva.

 

 

Como estruturar a divisão de maneira justa?

 

Por ser algo delicado e sensível, o rateio na linha telefônica precisa ser feito de uma forma franca e bem estruturada.

 

É natural que um colaborador queira fazer uma ligação em ambiente de trabalho, ou ainda que ele se sinta à vontade de fazer no horário comercial. No entanto, precisa ter regras estruturais claras.

 

Caso você, gestor ou empresário, permita que ligações sejam feitas por meio da linha comercial, estabeleça um horário, como durante os intervalos para almoço, por exemplo.

 

Porém, se a sua vontade seja a proibição, informe que nenhuma ligação poderá ser realizada sem fins operacionais.

 

 

É possível fazer o rateio na linha telefônica funcionar no ambiente corporativo?

 

O rateio na linha telefônica funciona no ambiente corporativo desde que a sua estruturação esteja adequada dentro da empresa.

 

Em geral, ele traz ótimos benefícios, como a redução de custos operacionais e facilidade extra para otimizar atendimentos.

 

Além disso, essa forma de gestão da telefonia empresarial permite a integração de outras soluções, como a auditoria telefônica.

 

Existem várias formas de contar com um rateio eficiência e a melhor delas é ter uma boa Gestão de Telecom.

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