6 dicas para adaptação em tempos de Coronavírus

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6 dicas para adaptação em tempos de Coronavírus

Com anúncios de líderes políticos e autoridades de saúde sobre a constante pandemia de coronavírus, é cada vez mais difícil para os empresários enfrentar esse momento.

Deste modo, cada empresa responde à pandemia de maneira diferente.

Alguns fecham completamente e outros recorrem ao trabalho remoto.

Enquanto que lojas e supermercados ainda abertos ao público estão aumentando os procedimentos de saúde para combater a propagação do vírus outras empresas estão trabalhando para aumentar a conscientização de seus funcionários sobre os hábitos de higiene adequados, limitando qualquer contato físico, incentivando a manter distâncias de segurança e tentando promover reuniões virtuais e videoconferências.

Como empregador, que medidas você está tomando para lidar com o coronavírus?

Quais são as suas obrigações para com seus funcionários?

Ora, continue lendo para descobrir algumas dicas para as empresas se adaptarem diante da pandemia de COVID-19.

 

 

1) Identifique as essências da empresa

 

Que funções, cargos e funções dentro da sua empresa são necessários para mantê-la nos negócios?Faça uma lista de funcionários essenciais e, em seguida, identifique os cargos elegíveis para home office.

Pense em como sua empresa funcionará se os funcionários ficarem doentes e não puderem trabalhar.

Como sua empresa funcionará se as restrições ordenadas pelo governo aumentarem?

Se as cadeias de distribuição forem interrompidas?

Você não tem necessariamente a resposta imediatamente, mas deve analisar essas perguntas e tentar fornecer soluções para todos os cenários possíveis.

 

 

2) Procure verificar as despesas de contratos com fornecedores

 

Saiba que um dos passos fundamentais para lidar com a crise causada pelo coronavírus é calcular todas as receitas e despesas do seu negócio.

Levar em consideração todos os contratos com fornecedores, serviços prestados e formatos de atendimento.

Com a administração de fornecedores de forma clara e objetiva é possível tomar ações de controle.

 

 

3) Busque ter uma boa comunicação (interna e externa)

 

É fundamental possuir comunicações claras ao produzir uma plataforma para remontar os negócios e garantir suporte constante para clientes, funcionários, fornecedores, credores e investidores.

Essencialmente, as empresas necessitarão manter os clientes informados a respeito de quaisquer impactos na entrega de produtos ou serviços. Caso as obrigações contratuais não forem capazes de serem cumpridas, devido a interrupções do fornecedor ou da produção, manter a informação respeitando a comunicação e transparência no relacionameto.

Assim, é essencial preservar as linhas de comunicação abertas para revisar os cronogramas ou outras cláusulas.
Essa ação pró-ativa ajudará a mitigar danos ou responsabilidades punitivos associados a obrigações não cumpridas para com os clientes.

Um ponto importante de análise na  crise é verificar se a cadeia de suprimentos da empresa é capaz de permanecer confiável para resistir a uma interrupção de meses.

 

 

4) Considere seus funcionários

 

Treine a equipe para que eles possam desempenhar uma variedade de funções nos negócios.

A longo prazo, procure proteger seus negócios no futuro, investindo em tecnologia que permita que os funcionários trabalhem fora do escritório.
A comunicação regular com a equipe será inestimável, tanto em termos de explicação da resposta da empresa ao vírus quanto na divulgação das últimas atualizações e esquemas disponíveis para os funcionários.
Nos casos em que a perda de negócios exigem uma ação mais drástica, é essencial que as empresas planejem e consultem cuidadosamente sua equipe.

As opções a serem consideradas incluem:

  • Remuneração reduzida;
  • Horas reduzidas

No entanto, sempre deve haver aconselhamento especializado sobre qualquer curso de ação proposto.

 

 

5) Mantenha distância

 

Tome providências para as principais decisões comerciais que exigem que o conselho ou o consentimento dos acionistas sejam feitos virtualmente.

No caso de reuniões do conselho, os estatutos da maioria das empresas permitem reuniões virtuais e a maioria dos conselhos conhece o processo de realizar reuniões por telefone ou videoconferência, mas é especialmente importante no ambiente atual.

 

 

6) Renovar planos operacionais

 

Depois que as empresas consolidarem estratégias de teste de estresse e comunicarem novas direções com as partes interessadas, terão que reiniciar o planejamento de negócios com base nos planos revisados.

A gerência sênior deve relatar imediatamente qualquer desvio substancial do plano, para que a empresa possa tomar medidas adicionais para evitar impactos negativos.

Na prática, após o término da epidemia de COVID-19, as empresas terão que revisar e renovar seus planos de continuidade de negócios.
Portanto, as empresas necessitarão considerar a inserção de novas diretrizes internas baseadas nas lições aprendidas, bem como planos sólidos de contingência para aumentar a capacidade de adaptação e responder melhor a crises futuras.

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