Gestão de frotas… Veículos próprios ou alugados?

frotas-proprias-alugadas

Gestão de frotas… Veículos próprios ou alugados?

Ter veículos próprios ou alugados para o seu negócio pode ser uma vantagem competitiva por diversos fatores, por exemplo: alto nível de personalização (você pode adesivar, ter maior controle da qualidade etc.), menor custo, veículos dedicados a sua operação entre outros benefícios, por outro lado você deve manter em mente que esses veículos necessitam de atenção e um controle dedicado para que o projeto não saia mais caro que o planejado.

 

Para administração de uma frota interna não podemos esquecer os principais custos para mantê-la:

  • Locação / Propriedade
  • Manutenção
  • Combustível

 

Cada custo relacionado deve ser acompanhado por veículo, como se fosse o prontuário dele, onde você consiga ver o histórico e acompanhar a evolução dos custos, o monitoramento desse histórico te indicará quais as ações que você deverá tomar para garantir que não haja desperdícios na sua operação.

gestao-de-frotas

gestao-de-frotas

 

Em nossas estatísticas, como podemos ver, os 3 principais itens correspondem  por praticamente 94% do custo de manter um veículo em sua frota interna.

 

A definição é diferente para cada modelo de negócio, e a decisão deve partir de informações gerenciadas de forma analítica e com histórico mínimo de 6 meses.

 

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!