Auditoria Telefônica: o que é e como ela pode te ajudar

Auditoria Telefônica: o que é e como ela pode te ajudar

A auditoria telefônica é um recurso capaz de proporcionar maior economia para a sua empresa. Quando a auditoria acontece nos principais serviços de telecomunicação, incluindo a telefônica, você pode chegar a economizar mais de 30% dos seus custos totais.

 

Por isso, entender como funciona a auditoria telefônica pode ser um grande diferencial caso queira reduzir custos, já que promove diminuições econômicas significativas.

 

Vale ressaltar ainda, que o serviço de auditoria da telefonia garante mais segurança para quem precisa do serviço. Algo indispensável, afinal 36.639 queixas contra o serviço de telefonia foram registrados apenas em abril de 2020, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

 

Por este motivo, a Controle Já vai tirar todas as suas dúvidas sobre auditoria telefônica, qual a sua importância, para que ela existe e como funciona.

 

 

O que é auditoria telefônica?

 

A auditoria telefônica examina os gastos com serviços de telecomunicações, como telefonia móvel pré-pago e pós-pago, e telefonia fixa. A partir da análise detalhada é possível tomar medidas e corrigir um eventual erro.

 

Embora pareça fácil, a auditoria é uma atividade complexa, envolvendo centenas de números telefônicos diferentes, grande quantidade de faturas e o cruzamento de vários dados distintos.

 

 

Importância da auditoria telefônica

 

Fazer auditorias nos serviços de telecom é essencial para qualquer empresa por conta da sua consequência direta de economia de recursos. Ou seja, fazer auditorias trimestrais poupa a sua empresa de gastar recursos desnecessariamente.

 

Uma vez que a sua empresa tenha mais recursos, você pode realocar essa verba extra para reforçar o seu marketing, prospectar mais clientes ou até valorizar os colaboradores, cabendo a você, gestor, o melhor caminho.

 

 

Para que a auditoria existe?

 

A auditoria existe para dar mais segurança e também buscar estornar valores cobrados de forma indevida. Isto é, uma taxação desnecessária em faturas ou um serviço extra nunca usado, e atenção para alguma eventual fraude.

 

Entre todas os tipos de auditorias, a auditoria telefônica é uma das mais importantes devido ao número fraudes. Em 2017, o setor representou 38,6% de um total maior que 782 mil tentativas fraudulentas, segundo a Serasa Experian.

 

 

Como a auditoria telefônica funciona?

 

Caso você queira auditar os seus pagamentos de telefonia, a sua empresa deve checar as faturas pagas ao longo dos meses. Mesmo que haja faturas para equipes diferentes, as contas precisam estar de fácil acesso, garantindo uma reanálise menos difícil.

 

Após reordenar e deixar as faturas anteriores organizadas, a sua empresa deve rever os planos contratados. Isso significa ter em mãos quais serviços eles devem entregar e se estão respeitando o acordo já firmado.

 

 

Como funciona o ressarcimento?

 

Caso seja encontrado algum tipo de erro, como linhas canceladas ainda cobradas ou serviços entregando um nível inferior ao solicitado, é preciso entrar em contato com a empresa e encontrar a melhor forma de ressarcimento.

 

Entre as principais formas de ressarcimento estão:

 

  • Crédito de pagamento extra;
  • Estorno de valores cobrados indefinidamente;
  • Possibilidade de cancelamento sem aviso prévio;
  • Bônus de serviços extras.

 

Vale ressaltar que embora pareça fácil, o serviço de auditoria telefônica é uma atividade que demanda muito tempo por conta da alta quantidade de faturas e contratos de planos para serem checados. Por isso ter uma plataforma de gestão é essencial para controlar e auditar essas faturas.

 

 

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