Entenda como um SLA pode trazer credibilidade para o seu negócio

Entenda como um SLA pode trazer credibilidade para o seu negócio

Se você costuma trabalhar com a área tecnológica, certamente já ouviu falar sobre o conceito do SLA. Isso acontece, porque o Service Level Agreement, ou SLA, é um documento essencial quando falamos sobre contratos de prestação de serviços na área de TI.

 

Nele, são especificados de maneira bastante esclarecida, todos os serviços que estão sendo contratados pelo cliente, assim como metas, prazos e dados de suporte técnico.

 

Esse documento, inclusive, é tido como obrigatório em qualquer contratação relacionada a área, onde a revisão se torna fundamental para ambas as partes do processo.

 

Se você nunca ouviu falar sobre o conceito de SLA, a Controle Já reuniu algumas informações importantes sobre o tema, para que você também consiga fazer a estruturação do documento de maneira assertiva.

 

 

Qual é a importância do SLA?

 

Além de trazer garantias para o contratante, o SLA também possui como um de seus objetivos, evitar cobranças indevidas, protegendo ambas as partes da negociação.

 

Portanto, podemos dizer que sua função é fazer o esclarecimento em relação a todas as cláusulas que envolvem o serviço prestado, assim como o usufruto do mesmo.

 

Tais fatos, possuem papel essencial também no planejamento de como o serviço será prestado.

 

A partir disso, o relacionamento estabelecido será transparente desde o início trazendo assim muito mais credibilidade para o seu negócio.

 

 

Como elaborar um SLA?

 

O SLA possui um papel muito importante na contratação de serviços de TI como já vimos aqui. Portanto, é essencial que a sua elaboração seja feita de forma inteligente e bem esclarecida.

 

Desta maneira, quando você estiver elaborando este conteúdo, é importante se atentar a algumas medidas muito importantes, como as que vamos te explicar a partir de agora.

 

 

1.  Definição das responsabilidades que cabem a cada um

 

É imprescindível que o documento possua uma descrição detalhada das atividades e prazos.

 

Assim, a comunicação entre as duas partes se torna mais transparente evitando dores de cabeça desnecessárias.

 

Aqui devemos destacar também a importância de se conter no contrato aquilo que não será oferecido durante o serviço, assim evitamos dúvidas e o planejamento da tomada de ação também é facilitado.

 

 

2.  Pontue os pré-requisitos do seu SLA

 

Para evitar desacordos, também é necessário pontuar e maneira clara e objetiva, quais são os pré-requisitos, para o trabalho, assim como as regras que são estabelecidas para que haja a devida prestação de serviços.

 

Isso garantirá que o prestador se alinhe de acordo com os horários e normas de trabalho da empresa, evitando que tanto a qualidade como o tempo de desempenho sejam afetados negativamente.

 

 

3.  Se atente ao perfil da empresa de TI contratada

 

Realizar uma avaliação prévia a fim de verificar a forma como a empresa contratada trabalha, aumenta as chances de satisfação e resultados positivos do trabalho.

 

Além disso, é importante que você escolha uma empresa que esteja alinhada com os seus propósitos de trabalho, e que tenha valores parecidos com os seus.

 

 

4.  Defina seus indicadores de resultados

 

Definir seus indicadores, assim como as métricas utilizadas para avaliar os seus resultados, é fundamental para verificar se o trabalho realmente está trazendo resultados expressivos e conforme o esperado.

 

Afinal, caso não esteja tendo um desempenho satisfatório, a tomada de decisão para que sejam feitas mudanças no processo se torna muito mais rápida.

 

Como você já deve ter visto ao longo deste conteúdo, a elaboração correta e planejada de um SLA é algo essencial quando falamos sobre os serviços relacionados a TI.

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