Gerenciar uma equipe nunca foi tarefa fácil, mas com a necessidade da implantação imediata do trabalho remoto, tudo ficou mais complicado, graças a mudança de rotina repentina.
Porém, mesmo que pareça complicado ou uma tarefa difícil, gerir uma equipe em home office pode se tornar mais simples do que imaginamos inicialmente.
Pensando nisso, a Controle Já preparou este conteúdo para explicar como você pode se adaptar a essa nova realidade da melhor maneira possível.
Crescimento do home office no Brasil
É inegável que o período de isolamento social por conta do combate ao coronavírus serviu para popularizar o trabalho remoto no Brasil. Inclusive, a expectativa de crescimento é de 30% após o período de quarentena, segundo o estudo Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios.
Com este crescimento expressivo, empresas que não necessitam do contato presencial podem adotar o regime de trabalho à distância.
Sendo assim, você enquanto gestor precisa saber como gerir a sua equipe em home office e é isso que vamos tratar no tópico seguinte.
Como gerir as equipes em home office
Para manter a produtividade da sua equipe durante o período de trabalho remoto ou até caso adote de forma definitiva, você precisa adotar ações disciplinares educativas.
Isto significa, que é preciso manter um contato diário não invasivo e controle nas regras de entrada e saída.
Vamos falar sobre as medidas que podem ser adotadas e facilitar o trabalho remoto.
Compartilhe as informações
A sua equipe precisa avisar quando processos são entregues ou deixados para depois. Essa dica vale principalmente para empresas que têm cadeia de processos, como negócios do segmento logísticos ou criativo.
Uma solução fácil para compartilhar informações do projeto é destinar alguma planilha na nuvem ou formalizar entregas por email para a equipe.
Faça videoconferências
Uma medida válida para manter a sinergia da equipe é fazer videoconferências, seja que para debater assuntos ou simplesmente para interagir entre si.
Porém, não é recomendável que as reuniões sejam diárias, uma vez por semana pode ser o suficiente.
Conte com aplicativos de gestão
Hoje há dezenas de aplicativos com propostas de ajudar na gestão de tarefas e de pessoas. A maioria é free-to-use, ou seja, você pode usar de forma gratuita mas há limitações que podem ser solucionadas caso pague pelo serviço.
Os aplicativos são uma ótima forma de otimizar o trabalho à distância e não à toa o tópico seguinte fala de alguns aplicativos.
Aplicativos de gestão da equipe em trabalho remoto
Antes de adotar algum dos aplicativos abaixo, não se esqueça de marcar uma reunião e apresentar o projeto para todos da equipe em trabalho remoto, ressaltando sempre a importância do aplicativo no dia a dia.
Atualmente, os três principais aplicativos de gestão de tarefas e equipe são Trello, Asana e Monday. Vamos falar um pouco sobre eles:
Trello
O Trello é gratuito e permite criar um projeto e destrinchá-lo em pequenas tarefas, marcando colaboradores e datas de entregas diferentes.
Asana
O Asana é gratuito e a ferramenta se destaca por ter um design bem elaborado. Você pode criar um único projeto e fatiá-los em tarefas, pode distribuir as tarefas ao longo do mês em formato de calendário ou no formato de semana.
Monday
O Monday é uma ferramenta paga e que atua de forma completa, oferecendo até mesmo uma plataforma de gestão de equipe online.
Assim você gerencia as tarefas de trabalho à distância e ainda consegue monitorar tarefas de forma percentual, colaborar com tarefas dos demais colegas e até se comunicar com a sua em equipe.
Home office é o futuro do trabalho?
O home office ganhou força no mundo corporativo em virtude da Covid-19 e esse momento serviu para popularizar ainda mais o regime de trabalho remoto.
Porém, se acredita que o futuro do trabalho será um modelo híbrido, com funções trabalhando à distância e outras profissões em regime presencial.
Ainda assim, é possível que muitas empresas adotem escritórios em espaços de coworking, com isso a presença passa a ser facultativa para o profissional.